quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Olá,
Hoje vamos falar do conceito de saúde e a sua evolução durante as várias épocas da história (desde as antigas civilizações egípcias à atualidade).

Antigas Civilizações e Antigo Egipto:
Durante o antigo Egipto e outras antigas civilizações, eles pensavam que a doença era um problema de alma que era imposta pelos Deuses por terem feito um pecado. Eles curavam as doenças através  da magia, ervas (não curava a doença 100%, mas sempre ajudava). Ainda há tribos que usam esse método para curar humanos.

Gregos e Romanos:
O método de curar doenças referido anteriormente manteve-se até à altura dos Gregos e Romanos das antigas civilizações que se aperceberam-se que afinal as doenças vinham do resultado do desequilíbrio de 4 fluidos (sangue, bílis amarela, bílis negra e fleuma). Esses desequilíbrios vinham de factores externos, como estações, o tipo de vida e o ambiente.


Mais tarde Hipócrates (o pai da medicina), veio revolucionar o conceito de saúde.
A prática deixou de ser mágica-religiosa e passou a ser por observador direta dos doentes.

Depois de Cristo:
O corpo humano passou a ser encarado como uma máquina e a doença uma avaria.


Século XV e XVI:
Os conhecimentos evoluíram devido à prática de dissecação de cadáveres.


Século XIX:
A saúde era entendida como ausência de saúde.
Foi também nesta altura que Louis Pasteur, um cientista Francês, fez descobertas muito importantes para a química e medicina, como as causas e prevenções de doenças.


Atualmente:

Hoje em dia a saúde é entendida como "A situação de completo bem-estar físico, psicológico (mental) e social e não apenas de ausências de enfermidades".


Sem comentários:

Enviar um comentário