domingo, 19 de março de 2017

Fisiologia

A fisiologia é a função de cada órgão no aparelho digestivo.
A digestão ocorre num processo químico (ação das enzimas) e físico (empurrar os alimentos ao longo do tubo e separar as porções grandes das pequenas.

Boca:

Químico: Ensalivação, consiste na mistura dos alimentos com a saliva, os órgãos que intervêm são a língua e as glândulas salivares.
Físico: Mastigação Rasgar, torturar e cortar (separa os alimentos)
A saliva tem uma enzima, a amílase (só atua em ph neutro) que desdobra o amido em maltose.
A partir do momento em que o alimento é mastigado e ensalivado torna-se bolo alimentar.

Deglutição: 
É o ato de engolir.
É um processo físico.
É feita através da língua (empurra) e do véu do paladar (não deixa o bolo alimentar fugir, tapando a comunicação com o sistema respiratório.
 Na deglutição só, supostamente, sofremos um processo físico, mas isto só acontece se tivermos de ingerir amido,, se não também temos processo químico.


Esófago:
No esófago o bolo alimentar é empurrado para os estômago através dos movimentos peristáltico, através das contracções dos músculos do esófago. Como o esófago é ph neutro a saliva vai continuar a desdobrar o alimento.


Estômago:

Digestão Física: O esfíncter cárdico abre para o bolo alimentar entra para o estômago e o esfíncter piloro fecha,para que ele não saía. O esfíncter cárdio só fecha quando este receber a informação que não há mais alimento. Lá dentro sofre movimentos peristáltico
Digestão Química: O suco gástrico é muito importante porque contém as enzimas que vão atuar no estômago, produz o ácido calorídrico e este vai destruir as bactérias nocivas do organismo.

A pepsina, a proteáse gástrica desdobra as proteínas em polipetídeos.
A lipáse gástrica separa os ácidos gordos do glicerol.
Depois disto o bolo alimentar passa a quimo-pasta homogénea que passa em jactos separadamente através do piloro para o duodeno.

Intestino delgado:

Digestão Física: Movimentos peristáltico.
Digestão Química: Actuação das enzimas do suco intestinal e do suco pancreático e da bílis no quimo.

No suco pancreático a amílase pancreática passa o amido para maltose, a lípase pancreática passa os lípidos para os ácidos gordos e glicerol e por ultimo a tripsina passa os polípeptídeos para dipeptídeos.
No suco intestinal a maltase passa a maltose para 2 glicoses, a erepsina passa os dipeptídeos aminoácidos, a sacarase passa a sacarose a glicose mais levulose e por ultimo a lactase passa a lactose a glicose e galactose.



Intestino Grosso:
Absorção da água e vitamina K.

Absorção:

Ocorre nas vilosidades intestinais.
São os nutrientes que são passados para o sangue e para o linfa, para serem conduzidos para as células.
Os lípidos e as vitaminas lipossolúveis  são absorvidos para o canal quílifero e o resto dos nutrientes são conduzidos pelos vasos sanguíneos.


Defecação:

As substâncias que não forem aproveitadas pelo organismo, irão constituir as fezes, que passarão ao exterior através da defecção.

Sem comentários:

Enviar um comentário